A Castelo Alimentos S.A., antiga Vinagre Castelo Ltda sucedeu a empresa Destilaria Ypiranga, fundada pelo Sr.Victorino Ferreira da Costa na cidade de São Paulo, no bairro do Brás, ao lado do gasômetro.
Tendo como registro histórico o início do funcionamento em 1905, produzindo vinagre, licores, vinhos e xaropes. Ali permaneceu até meados de 1948, quando terminou a construção da nova fábrica.
Em 1961 ocorreu o falecimento do Sr. Victorino, ocasião em que a empresa passou a ser administrada pelos seus familiares. Infortunadamente a empresa começou a entrar em declínio passando por dificuldades e comprometendo todo o seu desempenho.
Diante do grave quadro, a empresa passou a ser objeto de interesse por parte de credores, na verdade fornecedores de matérias-primas que acreditavam tratar de um negócio de grande potencial de mercado na medida em que pudesse ser bem administrado, pois a marca Castelo já na época era bastante conhecida e valorizada.
Impossibilitado de adquirir isoladamente a marca, o Sr. Antonio Borin juntamente com os senhores Xisto Stefano Cereser, Jacyro Martinasso e Cláudio Zambon, fecharam o negócio para a marca Castelo em 07 de Outubro de 1968.
Realizado o negócio, iniciou-se a construção da nova unidade fabril da empresa no bairro do Caxambu, na cidade de Jundiaí, no Estado de São Paulo. Onde passou a produzir exclusivamente o vinagre com a marca Castelo.
Aquisição de área para a construção da nova sede na marginal paralela à Rodovia Anhanguera. O primeiro passo foi priorizar a construção do espaço que viria a ser o coração da empresa: a área destinada à produção do vinagre.
A fábrica na marginal paralela à Rodovia Anhanguera inicia suas atividades.
Em 1982 ocorreu uma outra alteração em que a Castelo inovou através do lançamento de uma embalagem mais moderna feita de PVC.
Movida sempre em direção a modernização, mais uma vez dá mostras de sua capacidade industrial, produzindo internamente uma nova embalagem para o acondicionamento do seu vinagre, a embalagem PET. Muito mais bonita, com alto grau de transparência e bastante resistente.
Os anos se passaram e a empresa acompanhou todos os períodos de crescimento culminando com a liderança de mercado da categoria que é mantida até os dias atuais.
A estratégia da empresa, ao lançar a nova linha, foi a de incorporar produtos com maior valor agregado e compatíveis com a linha de vinagres tradicionalmente utilizada pelos consumidores de todas as classes sócio-econômicas. Assim, o primeiro passo foi criar uma linha de conservas, iniciando com o palmito.
Como decorrência do sucesso da Castelo, a sua evolução passa a ser pautada com o lançamento de novos produtos que acompanham os anseios e necessidades de seus tradicionais consumidores. Assim, a Castelo hoje é considerada uma das mais importantes indústrias de alimentos, comercializando além do seu tradicional Vinagre de Vinho Clássico, os Vinagres Balsâmicos, Molhos para Salada, Conservas e uma gama de condimentos e temperos largamente consumidos.
Nasce a Castelo Alimentos
A Castelo Alimentos começou a se transformar em uma empresa de industrialização, comercialização e distribuição de produtos alimentícios, com um novo foco estratégico. Passou a ter como missão “tornar a sua receita mais saborosa, oferecendo complementos para salada, molhos e temperos”, o que resume o pensamento da Castelo Alimentos.
"Sua receita mais saborosa, oferecendo complementos para salada, molhos e temperos."
No ano seguinte, a linha de conservas é aumentada com as azeitonas.
A Castelo obtém a certificação de qualidade ISO 9002.
As embalagens passam a ser fabricadas em PET.
É lançado o vinagre de arroz, item indispensável na culinária japonesa.
Criação do website Castelo
No ano 2000, é lançada uma linha de temperos: tempero completo; tempero sem pimenta; tempero alho e sal; molho de soja tipo Shoyu, molho de alho, molho inglês, molho de pimenta, “ketchup” e mostarda. Na sequência, é lançado o azeite, importado de Portugal e, também é ampliada a linha de conservas com o lançamento de três novos itens: o champignon, o picles e a cebolinha.
No ano 2000, momento em que a empresa estava no auge do seu desenvolvimento, mais uma vez é surpreendida com o falecimento repentino de seu presidente, Xisto S. Cereser, um símbolo da Castelo e um dos responsáveis diretos pela transformação da fábrica nos últimos anos.
A Castelo, no entanto, continua em sua trajetória de sucesso. Em 2001, dá continuidade aos projetos de lançamento de novos produtos em nível nacional. Lança o primeiro vinagre balsâmico totalmente produzido no Brasil.
Como prova de sua inovação, a empresa lança em maio de 2002, a linha de molhos para salada seguindo uma tendência latente de utilização de novos itens de temperos para variadas receitas. A empresa aposta muito nessa categoria de produtos, que oferece ao consumidor maior praticidade em seu dia-a-dia, pela dificuldade de reunir todos os ingredientes para o tempero da salada em um só produto. Neste nicho de mercado, em franco desenvolvimento, a Castelo procura solidificar ainda mais sua posição, acreditando na força da marca, por ter uma grande vocação no segmento de condimentos e temperos e por ser uma das mais importantes empresas atuando no setor.
Ainda em 2002, é lançado o inédito “Vinagre de Álcool com Aroma de Hortelã”, perfeito para tornar os pratos mais exóticos e muito utilizado na cozinha árabe.
É investido em um Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento.
Alteração da razão social de Vinagre Castelo Ltda para Castelo Alimentos SA.
No final de 2004, a linha de conservas é ampliada com o lançamento de extrato de tomate nas embalagens copo e lata, além do milho verde e da ervilha, ambos enlatados.
No mês de fevereiro de 2005, é lançada a linha de molhos para salada na versão “light”, sabores “italian” e iogurte em maio, deste mesmo ano, é incorporado à linha o sabor limão “light”, buscando sempre oferecer produtos com baixo teor de calorias.
A categoria de vinagres, todavia, não é esquecida, uma vez que é a alma da Castelo Alimentos. Objetivando um maior desenvolvimento e participação do mercado de “Food Service” foi lançada uma Linha de Vinagres de Mesa, composta das variações clássico tinto, branco e maçã.
Vislumbrando uma maior participação no segmento de mercado industrial, a Castelo coloca à disposição do mercado uma linha de vinagres, em embalagens especiais de 5 e 20 litros. Para as grandes indústrias, como Unilever Best Foods, Sakura, Júnior Alimentos, Bimbo, Kraft Foods, Bunge Alimentos, Cargill, Quero Alimentos, entre outras, comercializa o vinagre a granel fornecido por meio de caminhões tanques. Dessa forma, participa de toda a cadeia de comercialização e industrialização.
Inovando ainda mais e com absoluta exclusividade, a Castelo passa a produzir e comercializar no mercado brasileiro a linha de vinagres balsâmicos frutados com a marca Castelo Fruttati, com azeite extra-virgem, framboesa e maracujá.
Veiculação de Merchandising no Programa “Mestre Cuca” com o apresentador Chef Allan Vila Espejo e no Programa “TV Culinária” com a apresentadora Palmirinha Onofre, ambas na Rede Gazeta.
Mudança da embalagem da linha de vinagres PET.
Vencedora do Prêmio da Revista Embalagem e Marca, por inovação nas embalagens dos vinagres pet.
Início de exportação para os países: Angola, Argentina, Japão e Paraguai.
Início de exportação para Cuba
Após a realização de uma pesquisa qualitativa realizada em 2009, a Castelo Alimentos avaliou qual era o reconhecimento dessa marca junto aos consumidores. Com o resultado dessa pesquisa e de estudos realizados sobre todo seu histórico de mais de 105 anos, a empresa contratou uma agência de Design para transformar todas essas informações em um ícone que remetesse ao consumidor, que a Castelo mantém a qualidade e tradição conquistada ao longo de sua história, mas que é uma marca moderna e que acompanha as novas tendências de inovação.
Lançamento da embalagem comemorativa do vinho tinto, alusiva aos 105 anos da marca Castelo.
Lançamento dos Vinagres de Álcool tradicional, claro e escuro.
Participação no evento de decoração Casa Cor SP.
Início de atuação no mercado Food Service de alimentação fora do lar.
Mudança de embalagem da Linha de Molhos para Salada Sleeve.
Em 2010 complementa seu portfólio de produtos com o lançamento do Azeite Extra Virgem em embalagem de vidro e Azeite de Oliva 100% Puro em embalagem de lata, ambos disponíveis com conteúdo de 500ml. Lança também a categoria de temperos em pó, palmito picado e o vinagre de álcool com alho, produtos estes sempre alinhados com a tendência mundial de consumo, procurando desenvolver produtos mais práticos que trazem maior conveniência, sabor e prazer aos consumidores.
Participação na mais conceituada Feira de Food Service, a Fispal, com o Distribuidor Irmãos Avelino.
Ação de Merchandising no Programa “Mulheres” na Rede Gazeta, com a apresentadora Kátia Fonseca.
Início da exportação para Moçambique, Cabo Verde e Estados Unidos.
De olho nos consumidores que apreciam a gastronomia com sabores mais acentuados, em 2011 a Castelo lança o molho de pimenta extra forte, uma combinação perfeita das pimentas malagueta e jalapeño. Uma outra novidade é o lançamento do Molho Balsâmico Cremoso, produto sofisticado e prático muito utilizado na finalização de pratos por ter a consistência cremosa, permitindo a decoração das receitas, além do reposicionamento dos vinagres de mesa em embalagens mais modernas e em 500ml.
A produção atual da Castelo Alimentos atinge a casa dos 70 milhões de litros de vinagre por ano, pouco mais de um terço de todo o mercado nacional de vinagre, o que mantém no topo do ranking nacional, sendo esta liderança fruto de muito esforço e de bastante competência
Lançamento do Cogumelo em conserva em embalagem stand up pouch
Lançamento do Vinagre de Vinho Tinto e Vinagre Balsâmico Tradizionale em embalagens de 4ml e 8ml
Lançamento do Palmito Pupunha
Início da exportação para Portugal e Inglaterra
Mudança de embalagem da linha de Molhos para Salada.
Mudança na legislação de vinagres
Lançamento do Vinagre de Álcool com Ervas Finas
Embalagem Comemorativa de 10 anos do primeiro Vinagre Balsâmico produzido no Brasil e lançamento da versão 250ml
Lançamento da Linha de Molhos para Salada Leve Vita nos sabores: Mostarda e Mel, Limão com Chá Verde e Iogurte com Hortelã
Ação de Merchandising no Programa “Todo Seu”, na Rede Gazeta, com o apresentador Ronie Von.
Mudança de embalagem do Molho de Mostarda
Renovação da linha de Vinagres Balsâmicos
Lançamento do Molho Barbecue
Início da exportação para a Bélgica.
Lançamento do Palmito Açaí e Pupunha Castelo, embalagem 1,8Kg.
Lançamento da Pimenta Biquinho em Conserva, embalagens vidro 200g e balde de 2Kg.
Início da exportação para a Holanda
Lançamento do Vinagre de Vinho Tinto Cabernet Sauvignon
Lançamento dos sabores Vinagre de Maçã, Vinagre de Álcool com Limão e Vinagre de Vinho Tinto em embalagem PET 500ml
Criação da loja virtual - Armazém Castelo
Vencedora do Prêmio da Revista Embalagem e Marca, por inovação nas embalagens dos vinagres pet
Promoção Castelo 110 Anos com você e lançamento selo comemorativo
Lançamento do Sumo de Limão
Lançamento nova embalagem Creme de Vinagre Balsâmico 230ml e novo sabor Framboesa
Participação na Feira APAS
Lançamento conservas vegetais: Alcaparras, Azeitonas, Cebolinha e Picles
Nova embalagem Pimenta Biquinho 200g e nova embalagem e balde com gramatura 1,7Kg
Nova embalagem Champignon 160g e versão stand up pouch
Lançamento linha convencional Molhos para Lanches: Ketchup 380g e Molho 3 em 1 380g
Lançamento linha premium Molhos para Lanches: Ketchup 380g, Mostarda 180g, Molho Barbecue 180g e Maionese 380g
Pesquisa Revista Exame aponta a Castelo entre as 100 empresas que mais crescem no Brasil em 2015 (97ª)
Promoção Menu de Verão
Promoção Menu de Verão
Promoção Mais Tempo para Você
Promoção Marcas Campeãs
Lançamento Patês de Pimenta Biquinho, Temperos de Vinagre e Vinagres de Maçã e Vinho Tinto 100% Naturais Leve Vita
Participação Feira APAS e ANUGA
Lançamento embalagens stand up pouch Azeitonas
Pesquisa Revista Exame aponta a Castelo entre as 100 empresas que mais crescem no Brasil em 2016 (66ª)
Veiculação de Merchandising no Programa “Dia a Dia” da TV Bandeirantes, com o apresentador Daniel Bork
Pesquisa Revista IstoÉ Dinheiro aponta a Castelo entre a 1000 empresas que mais crescem no Brasil (939ª)
Veiculação de Merchandising no Programa “Mulheres” da TV Gazeta, com a apresentadora Cátia Fonseca
Reformulação Site Castelo e lançamento Aplicativo Dicas de Uso do Vinagre