Responsabilidade Social

A história da Castelo Alimentos foi escrita tendo como pilares a qualidade absoluta, a inovação tecnológica e a responsabilidade empresarial. Quando os novos sócios levaram a companhia para Jundiaí, no fim da década de 1960, sabiam que a empresa tinha potencial para transformar a cidade, gerar empregos e impactar positivamente a região. Esse compromisso com a sociedade e com o meio ambiente segue inabalável.

Em 2025, a Castelo Alimentos reafirma esse propósito com a destinação de R$ 400 mil para 19 projetos sociais focados em educação, saúde, cultura e esporte, beneficiando mais de 25 mil crianças e adolescentes em todo o Brasil. O investimento é realizado por meio de diversas Leis de Incentivo, como a Lei Rouanet, o FUMCAD, o PRONAS, o PRONON, a Lei de Incentivo ao Esporte e o Fundo do Idoso.

Entre os projetos apoiados estão o Projeto Guri (Polo Jundiaí), Arte do Bem, Natal Luz Jundiaí, Festival Raízes, Arte nas Escolas (MG), Cozinha Paulista, ABCJ Jundiaí, Projeto Vocção, Escolinha de Triathlon Formando Campeões, Arena Verão Praias SP, ARFUT Escolinha de Futebol, Terra da Uva Voleibol Campeão, Trilha do Conhecimento Autismo, Hospital Angelina Caron (PR), Casa do Vovô (Ribeirão Preto) e o Hospital do Amor (Barretos).

A empresa segue validando o selo "Empresa Amiga da Criança", concedido pela Fundação Abrinq desde 1999, e amplia constantemente seu impacto social. Nos últimos anos, a Castelo já destinou mais de R$ 1,62 milhão a projetos que transformam vidas em várias regiões do país.

Durante a pandemia da Covid-19, a Castelo também se mobilizou para produzir 160 mil frascos de álcool gel e 3 mil litros de álcool líquido 70%, beneficiando 106 instituições. Além disso, realiza ações internas de valorização de seus colaboradores, como kits escolares, benefícios em datas comemorativas e o programa “Dia Feliz”, que concede folga no aniversário de cada funcionário.
Também está no DNA da empresa buscar soluções tecnológicas que promovam a sustentabilidade e preservem o meio ambiente. A Castelo foi pioneira ao colocar no mercado novas soluções para as embalagens de vidro e hoje produz 100% de suas garrafas PET com baixa concentração de resina. As caixas de papelão são feitas com fibras de madeira e de cana-de-açúcar, e a planta industrial na Anhanguera foi totalmente adequada para tratar efluentes e neutralizar a acidez dos vapores emitidos.

Aquela empresa que começou nos fundos de uma pensão no Brás cresceu sem perder sua essência: o foco no sabor e na qualidade; a busca por inovação e tecnologia; a responsabilidade com as pessoas, dos funcionários ao consumidor; e a paixão pelo que faz.

Com uma trajetória de 120 anos, a Castelo Alimentos é hoje a maior produtora de vinagres da América Latina e referência em conservas e temperos, com um portfólio de mais de 150 produtos comercializados no Brasil e no exterior. Exporta para países como Argentina, Bolívia, Chile, Uruguai, Paraguai, Japão, Dubai, Angola, Portugal, Holanda e Estados Unidos.

É com muito orgulho que a empresa leva alegria para a mesa de milhões de brasileiros e continua escrevendo novos capítulos de uma história centenária, marcada por sabor, inovação e impacto positivo.