Responsabilidade Social

A história da Castelo Alimentos foi escrita tendo como pilares a qualidade absoluta, a inovação tecnológica e a responsabilidade empresarial. Quando os novos sócios levaram a companhia para Jundiaí, no fim da década de 1960, sabiam que a empresa tinha potencial para transformar a cidade, gerar empregos e impactar positivamente a região. Esse compromisso com a sociedade e com o meio ambiente segue inabalável.

Utilizando todas as leis de incentivo disponíveis — e indo além delas, a Castelo Alimentos já beneficiou milhares pessoas em Jundiaí e em outras cidades do país. Só em 2020, foram repassados cerca de R$ 400 mil para entidades com ação em educação, esporte, saúde e cultura. O valor vem aumentando ao longo dos anos e é 20% superior ao investimento em 2019, via Lei Rouanet; Fundo Social de Solidariedade; Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, e Programa de Ação Cultural (Proac).

Entre as entidades beneficiadas em Jundiaí estão o Projeto Guri, a Orquestra do Bem e o Grupo em Defesa da Criança Com Câncer (Grendacc). A Castelo apoia o Hospital Boldrini, em Campinas; o Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba, e o Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano e Células-Tronco, da Universidade de São Paulo (USP). Durante a pandemia da Covid-19, a Castelo se sensibilizou e produziu 160 mil frascos de álcool gel e 3 mil litros de álcool líquido 70%, beneficiando 106 instituições.

A empresa é uma das apoiadoras da Fundação Abrinq desde 1999, além de incentivar a prática de atividades esportivas e a adoção de hábitos de vida saudáveis. Todos os anos, também apoia e promove diversas competições e programas esportivos, como corrida, natação e triatlon.

Também está no DNA da empresa buscar soluções tecnológicas que promovam a sustentabilidade e preservem o meio ambiente. A Castelo foi pioneira ao colocar no mercado novas soluções para as embalagens de vidro e hoje produz 100% de suas garrafas 750ml e 500ml com PET com baixa concentração de resina. As caixas de papelão são feitas de fibra de madeira e de cana de açúcar. A planta industrial na Anhanguera foi totalmente adequada para tratar efluentes e retirar a acidez dos vapores emitidos na atmosfera.

Aquela empresa que começou nos fundos de uma pensão no Brás cresceu sem perder sua essência: o foco no sabor e na qualidade; a busca por inovação e tecnologia; a responsabilidade com as pessoas, dos funcionários ao consumidor; e a paixão pelo que faz. São 115 anos de transformações que fazem da Castelo Alimentos uma das marcas preferidas do Brasil, e é com muito orgulho que a empresa leva alegria para a mesa de tantos brasileiros. Uma história centenária que ainda escreverá novos capítulos de muito sabor.